Normas para Publicação

1. Preâmbulo

A Revista UNIFASE EMPÍRICA aceita, para efeito de publicação, as seguintes modalidades de produção científica:

1.1 Artigos teóricos, aqui definidos como textos, prioritariamente produzidos por professor, voltados para a apresentação e discussão de abordagens teórico-conceituais relevantes para a Psicologia, que sustentem estudos, pesquisas e práticas de extensão realizados por estudantes.

1.2 Artigos empíricos, aqui definidos como textos, prioritariamente produzidos estudantes, sob a supervisão docente, voltados para a apresentação e discussão de descobertas inéditas, obtidas a partir de práticas em laboratório ou de trabalhos de campo, acerca de temas concernentes à Psicologia.

1.3 Ensaios científicos, aqui definidos com textos prioritariamente produzidos por estudantes, sob a supervisão docente, voltados para a exposição breve, mas academicamente sustentada, de temas/objetos de trabalhos monográficos plena e exemplarmente articuláveis com teorias e métodos empregados no campo da Psicologia.

1.4 Resenhas, aqui definidas como textos, prioritariamente produzidos estudantes, sob a supervisão docente, voltados para a descrição dos pontos mais relevantes de uma obra acadêmica – já consagrada ou recentemente publicada – de potencial interesse para o campo da Psicologia.

 

2. Extensão e formatação dos textos

A Revista UNIFASE EMPÍRICA, em consonância com seus objetivos editoriais, estabelece o volume de texto esperado para cada uma das modalidades de produção científicas a ela submetida para feito de publicação:

1.1 Artigos teóricos – entre 4.000 e 7.000 palavras.

1.2 Artigos empíricos – entre 4.000 e 7.000 palavras.

1.3 Ensaios científicos – entre 2.000 e 5.000 palavras.

1.4 Resenhas – entre 2.000 e 5.000 palavras.

Artigos teóricos, artigos empíricos e ensaios científicos devem ser precedidos por um resumo, cuja extensão não exceda 200 palavras.

Os textos devem ser encaminhados em arquivos do tipo “.doc” ou “.docx” (documento texto) e apresentados conforme as regras de formatação a seguir:

Fonte: Time New Roman.

Tamanho da fonte: 12.

Estilo da fonte: regular (para o texto em língua vernácula) e itálico (para palavras e expressões estrangeiras).

Alinhamento do texto: justificado.

Espacejamento entre linhas: 1,5

 

3. Submissão de material para publicação

A Revista UNIFASE EMPÍRICA fixa em quatro o número máximo de autores por publicação. Os originais deverão ser encaminhados à Revista pelo e-mail unifaseempirica@fmpfase.edu.br, digitando no campo reservado ao assunto o trecho “Submissão de material para publicação”. Cada autor deverá fornecer, no ato da entrega dos originais, as seguintes informações pessoais: Nome completo. E-mail. Telefone. Endereço para contato (logradouro, nº, complemento, CEP, cidade, estado, país). Instituição de afiliação (instituição de educação superior, organização etc.). Condição de afiliação (professor, estudante, função, cargo). Titulação acadêmica (graduando, graduado, mestre, doutor, pós-doutor) e ORCID (obtido, gratuitamente, em http://orcid.org).

 

4. Procedimentos para a avaliação dos textos recebidos

Considerando, por óbvio, as necessidades cabíveis de adaptação, tendo em vista as características particulares de cada material submetido a publicação, a Revista UNIFASE EMPÍRICA avaliará os textos a ela encaminhados pelo sistema duplo-cego, tomando por base de julgamento os seguintes critérios avaliativos:

1. Originalidade

2. Relevância Social

3. Revisão Bibliográfica

4. Articulação com as Teorias da Psicologia

5. Articulação com outros Campos do Saber

6. Observância às Normas Técnicas de Apresentação de Trabalho Monográfico

7. Rigor Metodológico

8. Qualidade do trabalho empírico (quando houver)

9. Qualidade dos resultados alcançados

10. Avaliação Geral do Trabalho

Caso os dois juízes encarregados de realizar a avaliação de um determinado texto submetido à Revista produzam pareceres discrepantes, um terceiro avaliador – especialista no tema focalizado – será convocado para emitir o parecer conclusivo.

Visando ao aprimoramento da qualidade do texto submetido a publicação, poderão ser solicitadas reformulações ao(s) autor(es), que deverão ser atendidas no prazo de 30 dias.

 

5. Requisito de ineditismo e medidas antiplágio

A Revista UNIFASE EMPÍRICA publica apenas conteúdos autorais (em que os nomes dos proponentes são identificados) e inéditos (não previamente publicados em qualquer veículo impresso ou virtual).

Antes de submeter os manuscritos à avaliação por pares, a Revista se reserva o direito de efetuar procedimentos antiplágio, empregando softwares projetados para tal fim.

As identificações de níveis elevados de similaridade com outros textos, bem como a transcrição de trechos extraídos de outras obras sem as obrigatórias citações, resultarão na desqualificação do artigo para efeito de publicação, ficando os supostos autores definitivamente impedidos de publicar na Revista.

 

6. Referências

As referências devem atender aos critérios de razoabilidade, relevância e atualidade. Tabelas, quadros, gráficos, mapas e imagens deverão ter título, fonte e ano. As referências serão apresentadas sempre ao final do texto, devendo obedecer às normas vigentes da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A seguir, são fornecidos alguns exemplos de referências a modalidades de publicação habitualmente encontradas em obras científicas.

 

Livros (um único autor)

SOBRENOME, Iniciais do Prenome. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. (Série, se houver).

Exemplo:

FREUD, S. Mal-estar na civilização. São Paulo: Abril Cultural, 1988. (Os Pensadores).

 

 

Livros (dois ou três autores)

SOBRENOME 1, Iniciais do Prenome 1; SOBRENOME 2, Iniciais do Prenome 2; SOBRENOME 3, Iniciais do Prenome 3. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. (Série, se houver).

Exemplo:

ARONSON, E.; WILSON, T. D.; SEARS, AKERT, R.M. Psicologia Social. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

 

 

Livros (mais de três autores)

SOBRENOME 1, Iniciais do Prenome 1. et al. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. (Série, se houver).

Exemplo:

LEGROS P. et al. Sociologia do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2007.

 

 

Publicações de autoria institucional (sem indicação de autor)

INSTITUIÇÃO. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. (Série, se houver).

Exemplo:

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores Sociais Municipais: uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (Estudos e Pesquisas: informação demográfica e socioeconômica, n.28).

 

 

Coletâneas (Livros compostos por capítulos assinados) referenciados no todo

SOBRENOME, Iniciais do Prenome (Org.). Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. (Série, se houver).

Exemplo:

SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N. da.; DUNKER, C. (Org.) Patologias do social: arqueologia do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. (Imaginário Cotidiano).

 

 

Capítulos de coletânea (Capítulos de livros)

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Iniciais do Prenome. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Iniciais do Prenome (Org.). Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. (Série, se houver). p. + número da página inicial do capítulo - número da página final do capítulo.

Exemplo:

CAMARGO, R. et al. A invenção da esquizofrenia ou o naufrágio da razão. In: SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N. da.; DUNKER, C. (Org.). Patologias do social: arqueologia do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. (Imaginário Cotidiano) p. 235-256.

 

 

Artigos de periódico

SOBRENOME, Iniciais do Prenome. Título: subtítulo. Nome do periódico, v. + número do volume, n. + número do fascículo, p. + número da página inicial do artigo - número da página final do artigo, mês (abreviado) ou, no caso de intervalos, mês inicial (abreviado)/mês final (abreviado), ano.

Exemplo:

INCERPE, P. R. B.; CURY, V. E. Atendimento a mulheres em situação de violência: a experiência de profissionais de um Creas. Estudos e Pesquisas em Psicologia. v. 20, n. 3, p. 919-939, set./dez., 2020.

 

 

Teses, dissertações e monografias de conclusão de curso

SOBRENOME, Iniciais do Prenome. Título: subtítulo. Ano da defesa. Número de páginas + p. Tese (doutorado em___) ou Dissertação (Mestrado em___) ou Monografia (Graduação em___) – Instituição, Cidade, ano.

Exemplo:

SHIVARTCHE, M. A mentira no discurso do paciente e suas ressonâncias no analista. 2015. 179 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

 

 

Documentos eletrônicos

A referência de documentos capturados pela internet apresenta a mesma estrutura dos documentos impressos, sendo necessário acrescentar-se os seguintes elementos:

Disponível em: http://www.xxxxx.xx. Acesso em: dia.mês.ano.

Exemplo:

CARVALHO, M. L. O.; PIROTTA, K. C. M.; SCHOR, N. Participação masculina na contracepção pela ótica feminina. Revista de Saúde Pública, v. 35, n. 1, p. 23-31, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S003489102001000100004&lng=pt&nrm =iso&tlng=pt. Acesso em: 25 maio 2004.

 

7. Atribuição de responsabilidade pelo conteúdo publicado e por eventuais conflitos de interesse

Os textos assinados publicados pela Revista UNIFASE EMPÍRICA refletem as opiniões de seus autores, não necessariamente compartilhadas pelo Conselho Editorial da Revista ou por qualquer instância institucional da UNIFASE. Constitui obrigação dos autores reconhecer e revelar eventuais conflitos de interesse de qualquer natureza que mantenham com o tema ou contexto focalizados nos textos por eles submetidos à publicação. Assim, a Revista não responde pelo conteúdo, manifesto ou implícito, dos textos autorais publicados, cabendo exclusivamente aos autores a responsabilidade pelos efeitos, eventualmente danosos a pessoas ou organizações, decorrentes da publicação dos textos por eles produzidos.

 

8. Trabalhos resultantes de pesquisas financiadas

Os textos encaminhados à Revista UNIFASE EMPÍRICA, derivados de pesquisas financiadas com recursos próprios da UNIFASE ou provenientes de agências de fomento ou de instituições congêneres, deverão tornar explicita a fonte financiadora, identificando-a em nota de rodapé vinculada ao título do texto.

 

9. Recebimento gratuito de exemplares por meio de assinatura

A Revista UNIFASE EMPÍRICA mantém um serviço de envio regular e automático de seus exemplares para o e-mail dos interessados. Para fazer uso desse serviço gratuito, o leitor deverá solicitar a assinatura da Revista pelo e-mail unifaseempirica@fmpfase.edu.br, digitando no campo reservado ao assunto o trecho “Solicitação de assinatura”. O cancelamento da assinatura poderá ser solicitado pelo mesmo e-mail.